Acredito que desmistificar este tema vai te ajudar muito a vencer umas das maiores dificuldades da amamentação que é o cansaço por sua nova rotina com seu bebê e até mesmo ajudar muitas mamães que precisam.
A amamentação correta é o grande sonho de muitas mamães. Mas, afinal, o que é correto?
Existem tantas informações desencontradas que, principalmente, a amamentação de um recém-nascido pode se tornar muito complicada para a nova mamãe.
Uma dessas informações que geram muitas controvérsias é o fato da mãe amamentar deitada. Você já deve ter visto a informação que dar de mamar deitada pode dar otite e inflamações no ouvido no bebê.
Como consultora em aleitamento materno, eu sempre indico para as mamães a prática da posição para amamentar deitada. Isso mesmo!
Amamentar deitada pode sim!
Eu mesma quando amamentava meus filhos, adorava amamentar deitada, pois era um momento (e talvez o único momento) em que eu realmente descansava. Acho isso um ótimo artifício para driblarmos a exaustão da rotina puxada com a amamentação do recém-nascido ou até mesmo de crianças já grandinhas.
Mas, vamos tentar entender o porquê dessa informação.
Amamentação correta no peito x mamadeira
Amamentar deitada dá Otite? Verdade ou Mito
A criança que mama deitada tem maior risco de infecção de ouvido, mas isso se refere a dar de mamar na mamadeira com a criança deitada, o que é muito diferente de amamentar no peito na posição para amamentar deitada.
Os profissionais da saúde fazem a recomendação de não dar de mamar deitada pelo fato da tuba auditiva (ligação da cavidade oral com o ouvido, que faz o controle da pressão) favorecia a entrada de leite para o ouvido médio. Assim, qualquer líquido ou secreção que permaneça nesse local pode infeccionar.
Mas, tem um porém. Amamentar deitada é muito diferente de tomar na mamadeira com o bebê deitado. Pois, mesmo que o leite materno entre, ele possui anticorpos. Você já deve ter ouvido os mais antigos dizerem que pingavam leite materno no ouvido do bebê para curar dor de ouvido, não é?
Com a amamentação correta, os movimentos musculares realizados promovem o fechamento da orofaringe, criando uma pressão positiva, impedindo a entrada do leite, o que não acontece na mamadeira, se vai predominar a pressão negativa.
É claro que prestar atenção na posição de dar de mamar é muito importante, pois muitas mamães cometem alguns erros que podem comprometer a amamentação.
Neste video, eu mostro as principais posições de amamentação, as clássicas. Mas, é apenas uma ideia para te direcionar, especialmente nos primeiros dias com seu bebê, não se trata de nada muito rígido.
O que você precisa ficar atenta, e isso é um erro muito comum, é se a cabecinha do bebê está alinhada com a coluna. Esta é a única regra que deve ser seguida!
Saber sobre as posições pode te ajudar no manejo da amamentação, mas com o tempo você e seu bebê podem soltar a criatividade!
Sendo assim, você pode ficar mais à vontade! Conhecendo profundamente o mecanismo da amamentação correta e como todos os estudos que apontam ocorrências de otites são em bebês alimentados com mamadeira, chegamos à conclusão que o que favorece a otite é Leite Artificial + Bico Artificial + posição deitado.
Amamentar deitada pode sim!
Então, aqui está uma ótima notícia para as mamães que amamentam, você pode escolher a posição para amamentação! Escolha a posição para amamentar que agrade a você e ao seu bebê. Aproveite para descansar enquanto amamenta! Esse soninho é reparador! Assim você terá mais energia para dar conta dessa rotina que muitas vezes é desgastante. Você pode escolher as posições para amamentar que já são “clássicas”, mas você e seu bebê podem ficar a vontade para descobrir novas posições para amamentar.
Aprender a técnica da amamentação correta também vai te ajudar muito. É muito importante que quando amamentar recém-nascido, especialmente, você consiga avaliar se a pega e os movimentos musculares estão condizendo com uma amamentação correta. Participe da nossa Lista VIP e não deixe escapar a chance de dar de mamar.
Estou muito contente que você chegou até aqui, agora quero que você deixei sua dúvida aqui embaixo na área de comentários e também se inscreva no nosso canal do YouTube.
Desejo a você uma amamentação leve e abençoada!
Um grande abraço até breve!
Andressa Bortolasso